Rita Namorado retweeted
Estive na passada semana num mesa redonda com economistas sobre a situação económica, a Constituição e o futuro do País. Na mesa redonda participaram Agostinho Lopes, Catarina Morais, Demétrio Alves, Eugénio Rosa, João Peixoto, Jorge Pisco, José Lourenço, Miguel Tiago, Nuno Teles, Paulo Coimbra, Ricardo Cabral, Tiago Cunha e Vasco Cardoso, entre outros.
Rita Namorado retweeted
Os trabalhadores rejeitam o Pacote Laboral! Que grande demonstração da força de quem trabalha, mais de 100.000 trabalhadores marcaram presença na manifestação contra o pacote laboral que decorreu hoje em Lisboa. Dia 11 de Dezembro, todos à Greve Geral contra este "pacote patronal", declaração de guerra aos trabalhadores.
23
58
287
Rita Namorado retweeted
Uma hora e meia depois, ainda não se vê o fim da marcha.
Rita Namorado retweeted
📸✨ O Comício da Festa do Avante! foi um mar de confiança, alegria e determinação. ✊ Milhares de vozes afirmaram a luta por salários dignos, direitos, paz e um Portugal soberano e justo. 🌍 Entre a solidariedade internacionalista, a força da juventude e a energia do povo, ficou clara a certeza de que outro caminho é possível — o da esperança, da coragem e da transformação. 🔥 A Festa mostra, mais uma vez, que o futuro se constrói com o povo e para o povo. 1/10
Rita Namorado retweeted
Quando o teu chefe te chama colaborador
6
45
6
322
Rita Namorado retweeted
Escrevi sobre os resultados eleitorais em Portugal. Já ninguém tem paciência para isso, mas acho que digo coisas novas. pt.mondediplo.com/2025/06/tu…
1
1
11
Rita Namorado retweeted
Entretanto, na residência oficial do primeiro-ministro
28
209
17
1,796
Rita Namorado retweeted
Enquanto houver camaradas nos locais onde se trabalha, onde se cria tudo o que tem valor, há esperança. Parabéns de um amigo ao Partido que faz hoje 104 anos. [ladroesdebicicletas.blogspot…]
🚩 A 6 de Março de 1921, na sede da Associação dos Empregados de Escritório, em Lisboa, realizava-se a Assembleia que elegeu a primeira direcção do Partido Comunista Português. #nestedia histórico, nascia o PCP e a classe operária portuguesa encontrou a sua firme e segura vanguarda. ℹ️ Sabe mais sobre a luta do PCP em pcp.pt/100anos
7
60
Rita Namorado retweeted
O único partido a quem se pode chamar simplesmente "o Partido". O "quem" não é erro gramatical, porque o Partido não é uma coisa, é gente - ser colectivo, corajoso, confiante nas mulheres e nos homens que tudo constroem e a quem tudo é devido.
🚩 A 6 de Março de 1921, na sede da Associação dos Empregados de Escritório, em Lisboa, realizava-se a Assembleia que elegeu a primeira direcção do Partido Comunista Português. #nestedia histórico, nascia o PCP e a classe operária portuguesa encontrou a sua firme e segura vanguarda. ℹ️ Sabe mais sobre a luta do PCP em pcp.pt/100anos
4
62
Rita Namorado retweeted
Já têm cadastro na matéria, é lembrar o que fizeram com a privatização da TAP. É quando têm a casa a arder que lhe assaltam o recheio.
🚨 Novas Parcerias Público-Privadas na saúde 🤑 um novo impulso ao negócio da doença Negociata de última hora 🏥 Ataque ao SNS por um governo derrotado a poucas horas de ser demitido 👉 Vê aqui a nota: pcp.pt/novas-parcerias-publi… (1/6) +
5
20
82
Rita Namorado retweeted
Sim, censuramos. É hora de derrubar este Governo e sua política de miséria. ✊️ Adere à JCP!
Rita Namorado retweeted
O 11 de Março foi uma tentativa de golpe spinolista, financiada pelos mesmos ricos (Champalimaud, Mello, Espírito Santo) que estão aqui a ser apresentados como vítimas, com o objectivo de restaurar o fascismo em Portugal. Mentir assim sobre história devia ser crime.
Fascistas tentaram um golpe de Estado e fracassaram há quase 50 anos (fará na próxima semana) e é assim que este pasquim faz revisionismo histórico.
Rita Namorado retweeted
Fazendo tábua rasa da dramática história do continente, Ursula von der Leyen, Macron, Merz, António Costa ou Meloni, os líderes da União Europeia querem atirar os seus povos para a vertigem da guerra, das bombas e da morte. Falam abertamente de uma corrida aos armamentos e nem escondem que isso será feito à custa dos direitos básicos e dos serviços públicos. Para mandar a juventude dos seus países para as trincheiras, até a "vaca sagrada" (que não era possível tocar aquando da troika), pode ser esquecida: para gastar em bombas caem todos os dogmas. Enquanto se avolumam os indicadores de estagnação económica e social, a UE não hesita em anunciar pacotes de investimento na indústria da guerra de centenas de milhares de milhões de euros. E que ninguém se deixe enganar, fá-lo-ão em conjugação de interesses com a NATO e os EUA. Está na hora dos povos da Europa se levantarem decisivamente, decisivamente, pela paz, contra a guerra. Sabemos bem que não serão os filhos dos grandes capitalistas ou de Ursula von der Leyen, mas antes os filhos da classe trabalhadora de toda a Europa, que serão mobilizados para a guerra. Porque temos direito ao futuro, a salários dignos, à saúde e à educação, exigimos mais investimento nas nossas vidas e não em armas. É hora de, em toda a Europa, os povos saírem à rua exigindo: paz sim, guerra não!
Rita Namorado retweeted
A @CamaraLisboa acabou de aprovar a proposta da CDU. Agora, é preciso concretizá-la.
Corrigir os erros do passado, reverter os seus impactos no presente. Definir os necessários horizontes de transformação, democrática e progressista, de Lisboa. A CDU toma a iniciativa! Pelo direito à cidade. rr.sapo.pt/noticia/politica/…
14
93
Rita Namorado retweeted
É o país que tem casas a menos ou são os governantes que têm imobiliárias a mais?
Rita Namorado retweeted
⚠️ Exigimos mais e melhores transportes públicos - pelo direito à mobilidade! A mobilidade é um direito constitucional. Cabe ao Estado garantir políticas públicas de transportes que respondam às necessidades das populações, dos trabalhadores, das mulheres, dos jovens, dos idosos e das pessoas com mobilidade reduzida. A concretização deste direito impacta no cumprimento de outros - como o direito ao trabalho - e, por isso, não aceitamos que possa ser ameaçado. No distrito do Porto faltam muitas carreiras e carruagens. Faltam também muitos trabalhadores com condições de trabalho para garantir este serviço essencial. ⚠️ Estamos fartos de andar como sardinha enlatada. 👉 É preciso mais material circulante 👉 Respeito e condições de trabalho para os trabalhadores do sector 👉 Garantir o transporte público em condições de conforto e segurança #pcp #pcppelopais #porto #transportes #trabalhadores
O Nuno Teles escreveu! É ler! ⬇️
Escrevi sobre três livros para entender a vitória de Trump: nunoteles.substack.com/p/a-v…
1
Rita Namorado retweeted
A lei dos solos do Governo é um convite à especulação. Mas é possível reverter esta decisão do PSD e do CDS! E é este o repto que deixamos às forças políticas. Que se oiçam os especialistas, urbanistas, arquitectos que têm colocado um conjunto de preocupações. Não se conhece por parte dos municípios questões de falta de solo para suprir as necessidades de habitação. A verdade é que no nosso país existem 700 mil fogos que estão devolutos. Só na cidade de Lisboa estimam-se que são cerca de 50 mil. Por isso é que o PCP defende a revogação deste decreto. 👉 Vê mais aqui: pcp.pt/pcp-exige-revogacao-d…
Rita Namorado retweeted
✊🚩Integrando a delegação do PCP presente na manifestação "Não nos encostem à parede" hoje em Lisboa, João Ferreira reafirmou que os direitos na Constituição da República Portuguesa têm de ser mesmo para valer na nossa vida, com o seu acervo de direitos sociais, políticos, económicos e culturais, e as liberdades que consagra para todos.
Rita Namorado retweeted
No debate sobre as alterações à Lei da Interrupção Voluntária da Gravidez, voltaram a surgir os argumentos que culpabilizam as mulheres, evidenciando, mais uma vez, o desprezo de CDS e Chega pela capacidade de decisão das mulheres. A consagração da Lei da Interrupção Voluntária da Gravidez garantiu dignidade às mulheres, assegurou este direito fundamental e pôs fim às mortes e às graves consequências do aborto clandestino para milhares de mulheres. Foi esta lei que retirou as mulheres do banco dos réus. Esta conquista representou uma vitória da luta das mulheres, com o contributo decisivo do PCP ao longo de décadas para a consagração deste direito.