Fiação Subterrânea: O que acontece em São Paulo é uma ignorância sobre o sistema de energia elétrica de grandes cidades. Como funciona a fiação subterrânea e os benefícios para seus moradores:
Oct 14, 2024 · 12:50 PM UTC
Por mais moderno que possa parecer, a fiação subterrânea é tão antiga quanto a área. A primeira aplicação foi realizada em 1884 em Londres, mas só em 2020 a cidade levou a sério isso. Há um plano em vigor para que até 2027 TODA a cidade possua sua fiação escondida.
A motivação inicial eram as mesmas de hoje: chuvas, tempestades e ventanias danificavam e geravam custos para a sociedade e governo. Em 1888 Nova York foi atingida por uma grande nevasca, a luz mal havia chegado e já se pensava na mudança. Atualmente 86% da cidade segue o modelo.
No Brasil menos de 1% da rede elétrica é subterrânea. Na maioria dos países na Europa a população fica 14 minutos sem luz por ano, aqui a média sobe para 11,2 horas. Lembrando que na Europa questões de climas severos e guerras próximas aumentam esse tempo consideravelmente.
"Mas Lusca porque não usamos fiação subterrânea?" A resposta mais rápida para isso é: custo alto. O valor dessa estratégia pode ser maior que 10 vezes o da fiação elétrica, mas a longo prazo sua manutenção e valor para a cidade são imensuráveis.
É importante lembrar que o tema interfere em todas as esferas da sociedade: saúde, educação e segurança pública são altamente prejudicados por problemas de ausência de luz. Isso é uma dívida do poder público do nosso passado e provavelmente será jogado para o futuro.
No Brasil a cidade com maior suporte ao tema é o Rio de Janeiro, com 11% da sua fiação subterrânea. Parte realizada em 1905 por Pereira Passos e outra parte em 1990 no projeto Rio-Cidade. Quase 40 anos sem um projeto de ampliação dessa rede. Isso é vergonhoso, regredimos!
No início desse ano a cidade de Sobral no Ceará percebeu o potencial da estratégia em um centro histórico. Não só o turismo é impactado, mas também diminuição de gatos e roubos de luz, assim como menos postes = mais calçada para a população. (a imagem do início do post é daqui)
É inadmissível que São Paulo, um dos maiores centros urbanos do mundo, tenha mais moradores sem luz que a cidade da Flórida após o furacão Milton. Em 1890 já se percebia o problema da fiação área, onde nos perdemos? Conhecer a solução é o primeiro passo para a mudança.
E atenção, estou sempre aqui postando sobre novidades de arquitetura, se curtirem sejam bem vindos! Se você preferir eu estou lá no instagram também! E qualquer dúvida, sugestão ou crítica minha DM está aberta.
instagram.com/luscafusca150/






































