Jogar Silksong foi como voltar para casa.
Esse jogo é exatamente tudo que eu esperava, e mais.
É difícil pontuar um motivo exato do que faz esse jogo tão especial, porque ele é uma obra de sutilezas. Uma construção de pequenos detalhes tecendo uma identidade tão própria que é quase como se o jogo tivesse uma personalidade.
Cada pequeno canto esconde um segredo, uma descoberta, um novo momento que te lembra o quanto ele é especial.
Depois de mais de 80 horas explorando Fiarlongo, apanhando pra bosses, rindo com NPCs, odiando o Bilebrejo e tentando desvendar o máximo de lore, eu tenho certeza que, assim com Hallownest, esse é um lugar que vai me acompanhar por muitos anos.
Silksong é a sequência perfeita pra Hollow Knight, porque ele consegue ser tudo que o primeiro não é.
A trajetória do Knight é uma de declínio, literal e narrativamente. É uma jornada sobre colocar o ponto final em um mundo que já acabou muito antes de você entrar nele. Um jogo sobre ser verdadeiramente vazio.
Já a história da Hornet é como um espelho, o completo oposto, mas semelhante. Uma canção sobre ascensão, sobre esperança - sobre tentar, se agarrar nas suas últimas possibilidades, quaisquer que sejam, e acreditar que pode alcançar uma vida melhor de alguma forma.
Mesmo que às vezes isso acabe sendo ainda pior do que apenas ceder.
Silksong pode ser cruel, e vai quebrar seu coração se você se permitir acreditar nas histórias que ele te conta. Também vai te deixar completamente maluco com mapas propositalmente frustrantes, mas no fim, Silksong é um jogo que não tem medo de errar.
Essa não é uma experiência que vai agradar unanimemente a quantidade gigantesca de pessoas que se interessaram na construção do hype dos últimos anos, porque muitas delas vão estar buscando algo estrondoso que justifique todo esse alarde.
Mas Hollow Knight se tornou o fenômeno que é de maneira lenta e orgânica, apenas depois de muitos anos, justamente porque sutilezas não costumam ser percebidas rapidamente.
Se explorado de maneira superficial, Silksong definitivamente ainda vai ser uma experiência positiva e bem divertida. Mas se você estiver disposto a, com suas próprias garras, passar pela peregrinação escondida nas sutilezas... ele definitivamente vai ser superior.
É difícil chamar qualquer obra de "perfeita" - a perfeição, assim como o medo, é única pra cada um de nós.
Mas, pra mim, a experiência de jogar Silksong depois de tantos anos esperando ansioso, foi perfeita.
Jogar Silksong foi como voltar para casa.
E eu vou voltar de novo e de novo.